Esta página complementa nosso relatório de sustentabilidade do ano fiscal de 2022, que foi relatado de acordo com os padrões da GRI para fornecer uma visão geral do desempenho em sustentabilidade da Tetra Pak par ao período de 1o de janeiro de 2022 a 31 de dezembro de 2022. 

Encontre nosso Relatório de Sustentabilidade do ano fiscal de 2022 aqui

Matérias-primas e fornecimento

Os dados apresentados nesta seção cobrem as matérias-primas usadas para produzir nossas embalagens cartonadas, incluindo materiais adicionais como laminados, fechamentos, canudos, tiras e filme. 

GRI 301-1 Materiais usados por peso (toneladas de quilo)

Uso de matérias-primas da embalagem por peso

Materiais renováveis (papel-cartão e polímeros à base de plantas)
Materiais não renováveis (alumínio e plásticos convencionais)

Proporção relativa de matérias-primas usadas em nossas embalagens cartonadas

Proporção relativa de matérias-primas usadas em nossas embalagens cartonadas
Papel-cartão
Polímeros à base de plantas
Plásticos convencionais
Folha de alumínio

Proporção de embalagens cartonadas com o selo FSC entregues aos clientes

Proporção de embalagens cartonadas com o selo FSC entregues aos clientes

O número de embalagens com o selo FSC que fornecemos a nossos clientes cresce continuamente desde 2007, quando lançamos a primeira embalagem cartonada com esse selo.
Embalagens com o selo FSC
Porcentagem total de pacotes (%)

Circularidade e reciclagem

Resíduos operacionais

Os resíduos informados abrangem a manipulação de todos os resíduos sólidos produzidos nas instalações de produção e montagem de equipamentos, incluindo resíduos de produção e outros tipos de resíduos das instalações.

Gerenciamento do desperdício operacional

Gerenciamento do desperdício operacional

O gráfico mostra as proporções de resíduos que são reciclados, incinerados com ou sem recuperação de energia ou enviados para o aterro.
Reciclagem
Incineração com recuperação de energia
Incineração sem recuperação de energia
Aterro

Desperdício na produção de materiais de embalagens em %


Os resíduos de material são avaliados como a diferença entre a matéria-prima consumida e o material de embalagem produzido. A taxa de resíduos de material mostrada aqui é a porcentagem da média ponderada de resíduos da fábrica.

 

Resíduos pós-consumo

Coletamos dados de reciclagem de todos os mercados nos quais operamos em todo o mundo. A taxa de reciclagem de embalagens cartonadas usadas informada se baseia na parcela de embalagens cartonadas coletada e enviada para reciclagem versus as embalagens cartonadas implantadas. Utilizamos dados oficiais disponíveis publicamente de fontes de renome, como agências governamentais, organizações de recuperação registradas, associações nacionais da indústria e ONGs. As informações são relatadas regularmente usando uma abordagem consistente. Em caso de falta de informações, nos referimos diretamente aos dados da reciclagem e/ou parceiros de coleta com insumos de nossas equipes locais de sustentabilidade para garantir o maior conjunto de dados possível.

Observação: como resultados de excluir a Rússia da medida de reciclagem global, a coleta global de embalagem cartonada para a taxa de reciclagem foi de 25% para 2022. O número correspondente para 2021 seria 27%, em comparação com 26% quando a Rússia foi incluída.

a diagram of numbers and numbers

Volumes e taxas de reciclagem de embalagens cartonadas

GRI 301-3 Produtos recuperados e seus materiais de embalagem

Total de embalagens cartonadas coletadas e enviadas para a reciclagem em toneladas de quilo
Taxa de reciclagem (%)

Clima e energia

Os dados apresentados nesta seção abrangem as emissões de gases do efeito estufa (GEE) dos escopos 1, 2 e 3 da Tetra Pak, bem como outras emissões para o ar, incluindo substâncias que são prejudiciais à camada de ozônio (ODS) e compostos orgânicos voláteis (VOCs).

As emissões de gases do efeito estufa são contabilizadas de acordo com os princípios do Protocolo de GEE desenvolvido pelo World Resource Institute (WRI, Instituto de recursos mundiais) e o World Business Council on Sustainable Development (WBCSD, Conselho empresarial mundial para o desenvolvimento sustentável). Nossos dados de emissões de gases do efeito estufa dos escopos 1, 2 e 3 foram limitados por terceiros desde 2013.

Impacto climático das operações da Tetra Pak (emissões)

Nosso impacto climático operacional abrange as emissões dos escopos 1 e 2 e escopo 3, categoria 6 – Viagens de negócios. O Escopo 1 inclui emissões diretas de nossas próprias operações, inclusive o consumo de combustível e o uso de solventes e líquidos refrigerantes. O escopo 2 inclui emissões indiretas relacionadas a eletricidade, calor, vapor ou resfriamento adquiridos. Nosso escopo 2 foi calculado usando a metodologia “baseada no mercado”. Isso significa que usamos taxas de emissão específicas do fornecedor, onde elas estiverem disponíveis, de acordo com os Critérios de qualidade do Escopo 2 do Protocolo GEE. Os principais fatores para reduzir as emissões têm sido ações para aumentar ainda mais o consumo eficiente de energia em nossas instalações, assim como o uso cada vez maior de eletricidade renovável. O principal contribuinte para a nossa emissões de escopos 1 e 2 é a eletricidade adquirida para as nossas instalações.

Observação: O ano de base para nossos dados climáticos é 2019. O desempenho em 2019 é considerado representativo das operações da Tetra Pak e da cadeia de valor e foi o último ano completo para o qual um inventário de gases do efeito estufa auditado estava disponível quando nossa meta de SBTi foi atualizada em 2020. As emissões de gases do efeito estufa são calculadas usando fatores de emissão genéricos publicados. Os valores mais recentes do GWP fornecidos pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), com base em um horizonte de 100 anos, são usadas para o inventário. Abordagem de consolidação para emissões: controle operacional.

GRI 305-1 Emissões de gases do efeito estufa diretas (escopo 1)

GRI 305-1 Emissões de gases do efeito estufa diretas (escopo 1)

GRI 305-2 Emissões de gases do efeito estufa indiretas de energia (escopo 2)

GRI 305-2 Emissões de gases do efeito estufa indiretas de energia (escopo 2)

Impacto na cadeia de valor

305-3 Outras emissões de gases do efeito estufa indiretas (escopo 3)

305-3 Outras emissões de gases do efeito estufa indiretas (escopo 3)

GRI 305-4 Intensidade das emissões de gases do efeito estufa

GRI 305-4 Intensidade das emissões de gases do efeito estufa

 

Outras emissões no ar

Emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio resultam de vazamentos de gases CFCs/HCFCs*. A política da Tetra Pak é substituir os CFCs, halon e todas as outras substâncias com alto potencial de destruição da camada de ozônio por substâncias alternativas que tenham menor impacto ambiental. Desde a implementação desta política, nossas emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio caíram para níveis marginais.
*CFCs: CloroFluoroCarbonos, HCFC: HidroCloroFluorCarbonos

As emissões de VOC surgem principalmente de solventes usados nas tintas de impressão e, em parte, da produção em nossas fábricas de conversão de material de embalagem. Os dados representam o total de emissões de VOC ao ar, após o equipamento de redução. Inclui emissões de processo, emissões de chaminés, bem como emissões fugitivas. Para reduzir essas emissões, instalamos Oxidadores Térmicos Regenerativos (RTOs) em muitas de nossas unidades. Além disso, estamos continuamente inovando nossos processos para reduzir o uso de solventes orgânicos em nossa produção.

GRI 305-6 Emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio (ODS)

GRI 305-6 Emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio (ODS)
a. Sem produção ou exportação de ODS. As emissões totais anuais de ODS das operações da Tetra Pak são 0,01 toneladas CFC-11
b. Substâncias incluídas após o cálculo. Todos os refrigerantes e halogênios usados pela Tetra Pak, incluindo substâncias controladas pelo protocolo de Montreal e suas misturas.
c. Fonte de fatores de emissão utilizados: https://www.unep.org/ozonaction/resources/gwp-odp-calculator-mobile-app/gwp-odp-calculator
d. Protocolo de Montreal e calculadora GWP-ODP fornecida pela UNEP

Substâncias prejudiciais à camada de ozônio em toneladas CFC-11e

Substâncias prejudiciais à camada de ozônio em toneladas CFC-11e
GRI 305-6 Emissões de substâncias prejudiciais à camada de ozônio (ODS).

Emissões de VOCs na produção de material de embalagem em toneladas

Emissões de VOCs na produção de material de embalagem em toneladas
GRI 305-7 Óxidos de nitrogênio (NOx), óxidos de enxofre (SOx) e outras emissões atmosféricas significativas

 

Consumo de energia nas operações da Tetra Pak

O consumo de energia relatado inclui a eletricidade comprada e a gerada na instalação e o uso de combustíveis fósseis, como gás natural e aquecimento urbano (água quente/vapor). A eletricidade é a principal fonte de energia de nossas operações. Os combustíveis são usados no aquecimento e para fins específicos do processo, como secagem de tintas de impressão. Os gráficos descrevem o consumo de energia total em nossas operações no mundo todo. O consumo de energia permaneceu relativamente estável, apesar dos aumentos na produção. Nossas fábricas de conversão de material de embalagem são as operações com maior consumo de energia e consumiram 74% da energia total usada em nossas operações em 2022.

GRI 302-1 Consumo de energia na organização

GRI 302-1 Consumo de energia na organização
*Gás natural, óleo combustível leve, diesel, óleo combustível pesado, GLP, propano
** Biogás
f. Os dados de consumo de energia são coletados e compilados das unidades da Tetra Pak por meio de um software de gerenciamento de sustentabilidade corporativa baseada na Web.
g. Fatores genéricos provenientes do banco de dados GaBi

Consumo total de energia nas operações da Tetra Pak

Consumo total de energia nas operações da Tetra Pak
GRI 302-1(e)

Parte do consumo de energia por função

Parte do consumo de energia por função
Conversão de materiais de embalagens
Produção de materiais adicionais
Montagem de máquinas e equipamentos
Escritórios e funções de apoio

Parte do consumo de energia por fonte

Parte do consumo de energia por fonte
Eletricidade
Gás natural
GLP/Propano
Aquecimento urbano
Outras energias (óleo combustível leve, biogás, solar térmica e óleo combustível pesado)

GRI 302-3 Intensidade de energia para a organização

GRI 302-3 Intensidade de energia para a organização
a. Proporção de intensidade de energia para a organização
b. Métrica específica da organização (o denominador) escolhida para calcular a proporção: O denominador, produziu milhões de embalagens padrão da Tetra Pak.
c. tipos de energia inclusos na proporção de intensidade: eletricidade, gás natural, GLP e propano, aquecimento urbano, outra energia (óleo combustível leve/pesado, biogás, aquecimento térmico solar)
d. se a proporção usa o consumo de energia dentro da organização, fora dela ou de ambos: consumo de energia na Tetra Pak

Intensidade energética na produção de material de embalagem em embalagens padrão MWh/milhão

Intensidade energética na produção de material de embalagem

Consumo de energia renovável nas operações da Tetra Pak

Consumo de energia renovável nas operações da Tetra Pak
% de consumo de energia renovável nas operações da Tetra Pak
Capacidade solar fotovoltaica no local (PVS)

Gerenciamento de água

Os dados desta seção descrevem o escoamento total de água, a descarga de água e o consumo de água nas unidades da Tetra Pak. A quantidade de água que utilizamos é modesta; apesar disso, procuramos reduzir esse uso o máximo possível. Nossas fábricas de conversão respondem pela maior porcentagem de uso de água, seguidas das operações de montagem de máquinas e equipamentos. Para entender quais de nossas unidades estão localizados em áreas de estresse hídrico, usamos a ferramenta WRI Aqueduct Water Risk Atlas para fazer a avaliação. Supõe-se que toda a água retirada de nossas unidades seja água doce.

GRI 303-3 Captação de água

Captação de água

Captação total de água de todas as áreas em milímetros cúbicos (m3)

 Captação total de água de todas as áreas em milímetros cúbicos
O aumento da captação de água entre 2022 e 2021 é atribuído ao nosso sistema de refrigeração na fábrica de conversão em Sunne, Suécia. O sistema usa águas superficiais de um lago próximo para resfriamento da produção, após isso a água é devolvida ao mesmo lago. Como resultado, nosso consumo líquido de água não é significativamente afetado, porque diminuiu para 1.066 ml em comparação com 1.405 ml em 2021.

Captação de água por função

Captação de água por função
Conversão de materiais de embalagens
Produção de materiais adicionais
Máquinas e equipamentos
Escritórios e operações de apoio

Parte da captação total de água por fonte

Parte da captação total de água por fonte
Água de terceiros (ex.: água municipal)
Lençóis freáticos
Água superficial

GRI 303-4 Descarte de água

Descarte de água
Em nosso procedimento corporativo de gerenciamento de água, declaramos padrões para poluentes liberados em águas superficiais na ausência de padrões ou limites locais. Baseamos esses padrões na Tabela 1.3.1 das diretrizes ambientais, de saúde e segurança da International Finance Corporation (EHS) (encontradas aqui)

GRI 303-4 Descarte de água

Consumo de água
A Tetra Pak não gerencia ou afeta qualquer armazenamento de água de tamanho significativo em nossas operações.
Parte da diminuição do consumo de água entre 2022 e 2021 pode ser atribuída à nossa instalação em Kunshan na China, que alcançou uma redução de água de 10% e mais de 2,8 milhões de litros de economia de água em 2022, mapeando a possibilidade de reciclagem de água dentro do seu consumo municipal e achado uma solução para reutilizar a água tratada com resíduos na torre de resfriamento.

Funcionários

Os dados apresentados nesta seção abrangem o número total de funcionários da Tetra Pak para o ano de 2022 por gênero, região, tempo de trabalho e tipo de contrato. Aqui você também encontrará um detalhamento de novas contratações de funcionários e rotatividade por idade, gênero e região.

GRI 2-7 Funcionários

GRI 2-7 Funcionários

GRI 401-1 Novas contratações de faturamento por faixa etária

GRI 401-1 Novas contratações de faturamento

GRI 401-1 Novas contratações de faturamento e rotatividade por gênero e região

Por gênero e região

 

Diversidade

Os dados apresentados nesta seção abrangem a diversidade da equipe de liderança executiva da Tetra Pak e dos funcionários da Tetra Pak por região, faixa etária e categoria de funcionários. 

GRI 405-1 Diversidade de órgãos de governança e funcionários

GRI 405-1 Diversidade de órgãos de governança e funcionários

% de funcionários por gênero


23,1 % feminino
76,9 % masculino

% de funcionários por faixa etária

% de mulheres por categoria de funcionários

Reafirmações de informações

Em julho de 2022, a Tetra Pak anunciou o desinvestimento de seus negócios russos. Essa mudança estrutural na organização desencadeou um recálculo do ano-base para nossos dados climáticos. A Rússia também é excluída do nosso monitoramento interno de coleta e reciclagem e não faz parte da taxa de reciclagem global ou de outros dados de desempenho operacional ambiental, ou seja, resíduos e água.

Leia o artigo sobre: Tetra Pak deixa a Rússia