O desperdício e a perda de alimentos são fontes crescentes de preocupação mundial. Alimentos são produzidos para alimentar os 8 bilhões de pessoas no planeta, mesmo assim milhões de pessoas passam fome1. Mais de um terço de todos os alimentos são desperdiçados2, mas a recuperação de metade disso seria suficiente para alimentar o mundo.
A produção de alimentos é uma área importante para promover mudanças sustentáveis, e acreditamos que podemos ajudar. Instalações de produção eficientes, tecnologias de processamento de alimentos e soluções de envase podem ajudar a melhorar as cadeias de suprimentos de alimentos e tornar os sistemas de alimentos mais resilientes.
Nossas soluções assépticas de processamento e envase possibilitaram proteger alimentos perecíveis, prolongar o prazo de validade e reduzir o desperdício de alimentos. Desenvolvimentos em novas tecnologias de processamento de alimentos são outra área na qual podemos aumentar as eficiências para impedir ainda mais a perda e o desperdício de alimentos durante a produção.
Equipamento e processos de ponta evitam que os alimentos sejam derramados ou se estraguem durante o processo de produção, mesmo nos estágios iniciais. Equipamentos de processamento eficiente, como o Tetra Pak® Misturador VCC vertical, são otimizados para preservar o tamanho e o formato da partícula durante a produção de queijo cottage. À medida que mais de 90% das partículas são mantidas dentro da faixa de tamanho aceita depois da mistura, os fabricantes podem impedir danos ao produto e restos nas máquinas, reduzindo a perda em comparação com misturadores horizontais convencionais.
1Action Against Hunger (Ação contra a fome). (2022). World Hunger Facts (Fatos sobre a fome no mundo). Fontes: Actionagainsthunger.org
2WWF. (2022). Save 1/3 (Economize 1/3). Fonte: Saveonethird.org
3Sistemas de alimentos sustentáveis significam cultivo, produção, processamento, embalagem, distribuição e consumo de alimentos sem afetar negativamente o planeta. Recuperado da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). (2019). Accelerating Climate Action (Acelerando a ação climática). Fonte: OECD iLibrary